A importância de passear com o cão

A importância de passear com o cão

30 de Março, 2019 0 Por Catarina Simões

Não é só uma “voltinha” à rua!

Quando se fala da importância de passear com o cão, não se está a abranger a típica “voltinha” à rua, sempre com o mesmo caminho ou rotina dia após dia. Muitas das vezes o passeio de um animal não recebe a devida atenção por parte dos donos, por diversas razões. Tal como os seres humanos, os cães conseguem ter uma perceção do mundo que os rodeia através dos seus sentidos. No caso do Homem é a visão o sentido que mais o influência, mas no caso dos cães é o olfato. Mas se queres saber mais sobre os sentidos do teu cão vê aqui.reino by pixie passeio com cao border collie

O cão, tem olfato como o maior “sentido” na apreciação do mundo que o rodeia.

Muitas das vezes os donos desprezam ou não dão o devido valor à importância de passear com o cão. Porquê? Ou possuem um jardim grande e acham que o cão tem o espaço necessário para correr, ou moram num apartamento e o cão é de porte pequeno e acham que não precisa de sair de casa com a mesma frequência, ou porque quando se volta do passeio, as patas estão mais sujas, ou porque está a chover, entre outras. As desculpas são muitas mas isso não está correto!

O teu cão precisa de passear e vais ver que é bastante proveitoso para o bem-estar do cão e das pessoas que o rodeiam.

O cão precisa de passear para estar feliz.

A importância de um passeio a lugares novos, com novos cheiros, pessoas e animais é essencial. Com isso os níveis de stress do cão reduzem e a estimulação mental do mesmo será muito maior, o que levará a uma melhor interação com pessoas e animais, conseguindo identificar melhor situações como perigo e ameaça ou segurança e tranquilidade.

Um cão que tenha o conhecimento do meio que o rodeia é seguramente um cão mais feliz e a melhor companhia possível. Com isto não estou a afirmar que deves obrigar o teu cão a explorar tudo mas deve existir essa opção para que o cão consiga explorar e descobrir novas coisas.

O passeio ajuda ao desenvolvimento da personalidade do teu cão.

Também existem vários cuidados a ter em conta quando se fala na importância do passeio, como na época do “Verão”, deves procurar um horário onde a incidência do sol não seja muito intensa, como os períodos da manhã ou da noite. Durante as alturas de maior calor, o chão torna-se muito quente e expor o cão a longos períodos com este pode trazer-lhe um grande desconforto.

reino by pixie cao na cidade border collie

Os cães não transpiram como as pessoas, para aliviar o calor do corpo o modo de transpiração que têm é pela língua, pelo que é essencial manter o animal sempre hidratado, tendo sempre água fresca e limpa à sua disposição.

Deves disponibilizar sempre água fresca e limpa nos passeios que fazes com o teu cão.

Para um devido passeio é importante que se use trela e coleira, é mesmo exigido por lei. Deves também andar sempre acompanhado com saquinhos para quando o cão faça necessidades e os locais não disponham de material próprio para o efeito.

Também é um factor essencial que o animal esteja bem de saúde e com as vacinas em dia, para que não contamine ou evitar que seja contaminado por outros animais com quem possa conviver durante o passeio.

Com tudo isto, o que faz a diferença é o amor que o dono tem pelo seu cão, o desejo de o ver bem e de poder proporcionar a melhor vida possível e não há nada que pague ver o sorriso de felicidade na cara do nosso cão.

Se ainda não nos conheces, vê tudo sobre nós e se quiseres falar connosco não hesites, estamos aqui.