A melhor alimentação do cão

A melhor alimentação do cão

12 de Maio, 2019 0 Por Catarina Simões

O artigo de hoje é sobre o que todos nós queremos saber, qual a melhor alimentação do cão?

reino by pixie alimentacao cao border collie

Está na hora da papinha!

Primeiro que tudo, existem alguns alimentos que os cães não conseguem digerir, e alguns chegam a ser mesmo tóxicos. Consulta aqui a lista de alimentos tóxicos para os cães.

Portanto, quando escolhes a alimentação ideal para o teu cão, deves consultar se alguns destes alimentos está presente nos ingredientes da comida. Ao escolheres a alimentação para o teu cão deves, também, ter em consideração se o teu cão é um cão com muita ou pouca atividade física, se tem algum problema de saúde… Por exemplo, existe ração especifica para cães com diabetes, hipoalergénica, entre outras.

Agora, na alimentação diária que vais dar ao teu cão deves decidir se vais dar-lhe comida seca ou húmida (entenda-se as latinhas ou ração!).

 

A Pixie tem sempre a comida dela à disposição.

No caso da Pixie, quando ela era pequena, nós optamos logo por ração seca. Sou da opinião de que a ração seca está menos exposta a possíveis bacterias, parasitas,ect, que podem ficar alojados na comida.

reino by pixie cao brincar bola

Eu dou comer à Pixie uma vez por dia e ela é que vai gerindo a ração que está na taça. Óbvio, que se vejo que ela já comeu ponho mais, claro. Há dias que tem mais apetite do que outros, ou quando vem de um grande passeio. É como todos nós, por vezes tempos mais apetite. Se tivesse optado por lhe dar comida húmida iam acontecer duas coisas, ou pelo menos uma delas:

Em primeiro lugar, e em principio,ela ia logo comer tudo. Que é o que acontece quando lhe dou dessa comida. Como tem um cheiro super intenso ela fica super intusiamada e quer logo comer tudo. Nem se preocupa se fica muito mais cheia ou não e neste caso tenho de ser eu a dosear.

Em segundo lugar, se ela não comesse tudo de uma vez, a comida ia ficar ao ar, ia secar muito mais rápido e perdia qualidade de forma muito mais rápida. Já para não falar nas tais bactérias e afins.

No caso da Pixie tem sempre a comida dela à disposição, o que faz com que seja ela própria a dosear a sua alimentação. A melhore ração para o teu cão, vai depender do seu gosto também. Ele pode, simplesmente, não gostar da comida “ideal” que escolhes para ele. Já aconteceu com a Pixie, comprei-lhe uma ração “xpto” no veterinário e ela nunca lhe tocou.

O teu cão também precisa de gostar da ração, é ele que a vai comer.

Podes dar-lhe biscoitos, como forma de recompensa ou até “um bocadinho da tua comida”. Estes gestos devem ser vistos como um miminho ou uma recompensa e nunca, mas nunca, uma refeição. Existem imensas marcas de biscoitos. Podes escolher uma que ele goste ou fazeres os biscoitos do teu cão, podes ver aqui como eu fiz.

reino by pixie alimentacao racao comedouro

Ao alterares a alimentação do teu cão, deves sempre fazê-lo de forma faseada, para não ser um processo agressivo para o cão. Fazendo a troca de imediato o cão pode ter náuseas, vómitos e até ganhar febre. É perfeitamente dispensável expores o cão a tudo isto.

Dica importante: Quando mudas de ração deves fazê-lo gradualmente, de forma faseada, para ser mais fácil para o organismo do teu cão.

Quanto à minha cadela, a Pixie, posso dizer que ainda há mais alguma coisa que pretendo mudar na sua alimentação: as taças de plástico. Quero mudar as taças de plástico para taças de aço inoxidável. É muito mais saudável para os animais e dura muito mais tempo. Já andei a ver em vários locais e estou mesmo decidida a mudar.

Se queres saber mais sobre os cães, podes começar por aqui.

E se ainda não nos conheces, vê tudo sobre nós e se quiseres falar connosco não hesites, estamos aqui.