Diz não ao abandono animal!

Diz não ao abandono animal!

20 de Maio, 2019 0 Por Catarina Simões

“Diz não ao abandono animal!” é o tema que trago hoje. No seguimento do webinar que te falei, vai de férias com o teu cão, venho abordar o tema do abandono animal, ou dos animais de companhia, como são formalmente referidos os nossos patudos.

amigo de 4 patas

Vai de férias com o teu cão. Não abandones o teu cão, como é obvio! Nunca abandoes o teu cao, ele tem um amor incondicional por ti.

O verão está a chegar, daí eu ter escolhido esta altura do ano, já estamos todos a pensar para onde vamos de férias… Então e os nosso animais de estimação? Esta também é altura certa para pensar neles. E como é óbvio não os podemos abandonar.

Infelizmente, todos os anos são abandonados milhares de animais de estimação, ou de companhia, como preferirem. O abandono animal teve um pico em 2014, segundo o jornal Público, sendo que nesse ano entraram, em canis municipais, um total de quase 32 mil animais nesse ano. Em 2016 houve outro pico, e neste caso segundo dados do sapo, em que foram abandonados 34 mil animais de estimação, nesse ano.

Isto são números horríveis e é super importante continuar a falar deste tema para que as pessoas não cometam esse erro.

Existem várias opções para as tuas férias

Primeiro que tudo ou vão de férias com os vossos animais de estimação ou deixam os vossos animais em segurança e vão de ferias sozinhos. Mas aviso já que a primeira opção é muito mais divertida, eles animam logo as nossas férias.

reino by pixie brincar com dona

Então e deixam os cães em segurança com quem? Aí está! Existem cada vez mais locais que prestam esse serviço, até mesmo aqui, no distrito de Santarém. Basta escreverem hotéis para cães no google e vão encontrar uma serie de opções. Podem ser na vossa zona, para os deixarem mais perto de casa ou podem procurar um hotel para cães junto do vosso destino.

Imaginem que vão de férias para o Algarve e não conseguem levar o cão porque o hotel onde vão ficar não o permite. Podem procurar um hotel para cães na cidade onde vão ficar, ou lá perto, e assim conseguem estar com o vosso cão e ele ficar a dormir no hotel “canino” e vocês no vosso.

Existem ainda alguns hotéis para cães que tem também incluem treino nos pacotes, o que faz com que o teu cão possa passar parte do dia a treinar, o que para ele vai ser perfeito. Os ditos hotéis para cães normalmente dispõem de uma zona para os cães dormirem, mas também tem uma zona de lazer e de interação com os outros animais.

É sempre bom levares objetos do teu cão, para esses locais para que ele sinta mais conforto e ligação com a sua casa. Leva também algum brinquedo que ele goste mais.

Eu não conheço nenhum pessoalmente por isso não vou estar aqui a recomendar nenhum, mas existem casa vez mais, por isso não existem desculpas para não estarem todos descansados no período de férias.

Agora caso não tenham dinheiro para tal, embora os preços sejam cada vez mais baixos, podem deixar os vossos animais com alguém da vossa máxima confiança, por exemplo com os vossos pais. Ou podem pedir ao vosso irmão ou até aquele amigo mais próximo. Claro que neste caso e fundamental que o vosso cão tenha confiança e proximidade com as pessoas que escolhem para ficar a tomar conta dele e uma boa dica é: Quando o forem deixar levem a cama dele, uma peça vosso para que sinta o vosso cheiro e claro a sua comida.

No meu caso tento sempre levar a Pixie de ferias comigo e quando é para a praia então ela adora! Quando vou de férias e não a consigo levar deixo-a sempre em casa da minha mãe.

cao parque lenco reino by pixieComo estava a dizer, tento levá-la sempre, mas para isso e preciso que seja um destino onde ela se sinta confortável e onde permitam cães claro. O campismo é uma boa solução para isso. Eles adoram porque estão sempre connosco, e é permitido animais em quase todos os parques, mas de qualquer forma aconselho-te a confirmares antes. Se o campismo não é o teu forte, fica a saber que existem também cada vez mais hotéis e casas, ou casas apartamento, como lhes chamam, que permitem que se levem os animais.

Por isso não abandones o teu cão, existem cada vez mais soluções e não há desculpa para essa atrocidade.

Não permitas que outras pessoas o façam.

Aproveito para dizer que o abandono de animais de companhia é crime e é punido por lei. Segundo o artigo 388º, da Lei nº69/ 2014, este crime é punido com pena de prisão até seis meses ou com pena de multa até 60 dias.

Vê aqui o video que resultou do nosso primeiro webinar.

Se queres saber mais sobre a importância de passear com o cão, fica a saber tudo aqui.

E se ainda não nos conheces, vê tudo sobre nós e se quiseres falar connosco não hesites, estamos aqui.