Os cinco sentidos do cão

Os cinco sentidos do cão

9 de Junho, 2019 0 Por Catarina Simões

Neste post vamos falar sobre os cinco sentidos do cão. E quais são eles? O olfato, a audição, a visão, o paladar e o tato, claro! Todos estes sentidos estão bastante explorados pelo cão, uns mais do que os outros. como sempre vou dar alguns exemplos baseada na minha cadela, a Pixie.

visao cinco sentidos cao reino by pixie border collie

O olfato

Sim, eu começo o o seu sentido mais forte. O olfato é o sentido percebido através do “cheiro”, do nariz.

O olfato é super importante para o cão porque ajuda-o a guiar-se. Quer seja para encontrar mais facilmente o dono ou para se lembrar onde enterrou aquele osso…

Os cheiros desagradáveis. Sabes quando o teu cão começa a espirrar, sem parar, depois de lavares o chão? É disso que se trata. Estes são muitas vezes cheiros que para nós são super normais, muito agradáveis até.

Mas que incomoda o cão! Como podes alterar isso?Podes usar produtos com um odor menos intenso ou usar produtos “dogfriendly”.

reino by pixie border collie olhos mel visao

A audição

A audição do teu cão, também, é espetacular. Este é o segundo sentido mais apurado do cão. Ele consegue ouvir o teu carro a chegar e depressa fica pronto para te receber quando entras em casa e fazer aquela festa enorme que eles fazem sempre.

Mesmo quando saíste de casa só à 10 minutos para ir comprar pão, não é? Isso acontece-me com a Pixie e deve-se à sua excelente audição.

A visão

A visão não é dos melhores sentidos do cão. Pelo menos de modo geral. Existem várias afirmações de que o cão não consegue ver todas as cores. Eu cá não vos consigo comprovar nada disso!

reino by pixie border collie focinho boca

 

No meu caso, em particular, a visão da Pixie é boa. Por exemplo, consegue distinguir-me facilmente ao longe, sendo que todos os outros sentidos influenciam isso.

Com o avançar da idade é bastante normal que os cães comecem a perder a visão. Esta é uma coisa a que eles próprios conseguem adaptar, de forma até natural. À medida que a visão vai diminuindo, com a velhice, tentam tiram partido dos outros sentidos no seu quotidiano.

O paladar

O paladar, sentido através da boca, lingua, dentes e etc., permite-lhes trincar os secos, sentir as diferentes texturas. O que para eles e muito mais interessante do que engolir aquela pasta que vem em latas.

Então porque gostam muitos mais das lata? porque tem um sabor e cheiro mais forte, o que atrai bastante o olfato do cão. Referi isso no artigo sobre a melhor alimentação para o cão, vê aqui mais sobre esse tema.

tato cinco sentidos cao reino by pixie border collieO tato

O tato é sentido, atrevés das suas quatro patas, ao pisar a relva, nadar e até correr, para também sentirem o vento naqueles focinhos mais fofos.. Eles sentem tudo isto num passeio (ligação com artigos de passeios) e é sentido através das suas 4 patas, claro!

Daí a grande importância de passear com o cão. Por exemplo, a Pixie adora o rio mas odeia nadar no mar, vai à água só molhar as patinhas, acho que deve ser por causa das ondas…

Para terminar nada melhor do que dizer que os cinco sentidos do cão na realidade são 6. O seu sexto sentido é a sua grande capacidade de perceção, que os faz serem o melhor amigo do homem.

Se queres saber mais sobre os cães, podes começar por aqui. E se ainda não nos conheces, vê tudo sobre nós e se quiseres falar connosco não hesites, estamos aqui.